Tendências para o futuro do Setor Cervejeiro
A pandemia da Covid-19 impactou inúmeros setores ao redor do mundo, e com o setor cervejeiro não foi diferente. Infelizmente é uma realidade que parece estar longe de acabar, mas com a vacinação e a flexibilização da abertura dos estabelecimentos, fez com que o consumo de cervejas retomasse seu crescimento, fortalecendo novamente o setor, que teve que se reinventar ao longo dos últimos dois anos.
O mercado está se aquecendo e para o futuro haverá diversos desafios a serem cumpridos, pois novas formas de consumo surgiram, trazendo perspectivas diferentes para o setor cervejeiro. Separamos as principais tendências para se atentar, confira:
Concentração de marcas artesanais
Com a crise ocasionada pela pandemia, o segmento mais afetado foi o das cervejas artesanais, devido ao seu tamanho menor e processo de fabricação menos industrializado. Com isso, as marcas tiveram que se reinventar e buscar soluções para enfrentar as adversidades, e uma das alternativas foi realizar as fusões e vendas. Dessa forma, as marcas menores são adquiridas pelas grandes corporações que possuem maior recurso econômico, possibilitando no aumento de seu market share e diversificação do portfólio de produtos.
Vendas Online
Durante o período de isolamento, os principais comércios de consumo de cervejas fecharam, ocasionando na diminuição de vendas físicas, pois nesse momento os principais pontos de vendas eram concentrados em adegas e supermercados.
Neste cenário, as vendas online bombaram, trazendo acessibilidade e preços atrativos aos clientes. Mesmo com a flexibilização, os e-commerces continuarão ativos e em constante crescimento, pois o acesso a diferentes marcas e sabores em canais diversificados trouxeram novas possibilidades ao público, que continuará consumindo cada vez mais. Assim mostrando-se um grande mercado a se explorar, não apenas hoje, mas também no futuro, com o surgimento de novas ferramentas e tecnologias.
Novos sabores e aromas
O setor cervejeiro está em constante evolução e aprimoramento, e busca cada vez mais novas técnicas de utilização de matérias-primas, tecnologias e insumos para trazer novos sabores e aromas. Para o futuro a tendência é só aumentar, pois a cerveja é a paixão do brasileiro e o Brasil é um dos grandes fornecedores mundiais de matérias-primas do mundo, propiciando vantagens na hora de inovar.
A grande tendência é de aprimoramentos de tecnologias para fabricação das cervejas, além de produção de novos microrganismos, que estão sendo fortemente testados e investidos na produção de cerveja. As bactérias e leveduras também estão sendo muito exploradas no processo de fabricação, criando novas percepções sensoriais da bebida.
Cerveja Fitness
A cerveja é uma das bebidas mais consumidas no Brasil e no mundo, porém é muito conhecida pelo alto teor calórico e ser considera vilã dos amantes de academia e vida saudável. Com o crescimento do mercado fitness e preocupações com informações nutricionais, o setor cervejeiro está se reinventando.
A produção de cervejas low carb e sem álcool está crescendo e ganhando mercado, mostrando ser uma oportunidade promissora aos fabricantes da bebida. Os insumos e processos produtivos estão se adaptando para atender as especificações do produto “fitness”, fortalecendo esse setor específico.
Conquistar o público mais exigente é uma tendência que chegou para ficar e os fabricantes precisam estar atentos para garantir sua participação no mercado.
Delivery
O sistema de entrega em domicílio foi o grande combustível para manter a indústria cervejeira durante a pandemia, e é uma tendência que só tende a crescer cada vez mais.
O serviço teve grande aceitação do público e sua qualidade está sendo aprimorada com o tempo, pois é de extrema importância entregar o produto mais fresco possível.
A infraestrutura em todo o processo do delivery precisa estar de acordo com inúmeras recomendações para não trazer danos as cervejas, e questões como distribuição, transporte e armazenamento são essenciais para manter um padrão de qualidade. Investir nesse mercado trará grandes resultados e oportunidades, quando alinhados com especificações de qualidade e entrega.
Mulheres em ascensão
Segundo dados do Consumer Insights, o terceiro trimestre de 2021 aumentou 27% no número de consumidores de cerveja em relação ao mesmo período de 2019. E o perfil que mais contribuiu para esse aumento é composto por mulheres entre 40 a 49 anos de idade.
Os dados apontam que o consumo ocorre principalmente em locais públicos e em casas de amigos e familiares, durante happy hour e fins de semana, por exemplo.
Antigamente ver mulheres consumindo cerveja era malvisto pela sociedade, felizmente esse cenário mudou, e através da pesquisa conclui-se que o consumo por esse público aumentou significativamente, tornando-se um ponto focal para se trabalhar campanhas e estratégias de marketing.
O futuro é agora!
São inúmeras tendências que chegaram para ficar no setor cervejeiro, trazendo infinitas possibilidades a se explorar. Garantir bons produtos e serviços é essencial para se manter, porém é fundamental não se estagnar e investir em mão de obra especializada, matéria-prima de qualidade, novas tecnologias e canais de distribuição para trazer competências competitivas.
Estar sempre atento as novas tendências de mercado farão com que seu negócio continue firme e forte, acompanhando lado a lado o crescimento do setor, porém é fundamental trazer inovações e produtos de qualidade ao público que está cada vez mais exigente.
Fontes: Guia da Cerveja | Firjan SENAI | Valor Investe