Tendências do Empreendedorismo em 2022
Com a pandemia da Covid-19 que já está quase completando 2 anos, instalou-se no Brasil uma forte crise econômica, acarretando altos índices de desemprego, com isso, o brasileiro se reinventou, adaptando-se a essa triste realidade.
No entanto, com o crescimento da vacinação, o país está conseguindo se restabelecer aos poucos, segundo a pesquisa divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) a taxa de desemprego no Brasil caiu para 13,2% no terceiro trimestre de 2021 e o empreendedorismo contribuiu fortemente para a diminuição desse índice. Segundo o SEBRAE no primeiro semestre de 2021 houve um aumento recorde de abertura de micro e pequenas empresas no país.
2022 está apenas começando, mas agora é a oportunidade perfeita para investir na independência financeira e estar de olho nas tendências que chegarão com tudo neste ano. Para você que já empreende ou que sonha com isso, separamos as principais tendências do empreendedorismo para 2022, que já estão ganhando força nos últimos dois anos.
-
E-commerce
O e-commerce é uma plataforma de vendas online que cresceu muito nos últimos anos, mas após a pandemia da Covid-19 as maneiras de consumo mudaram radicalmente, com o lockdown decretado em todo país, fazendo com que lojistas e empreendedores que ainda não tinham forte presença online migrassem as vendas para a internet e principalmente ao e-commerce, facilitando o contato com os consumidores nesse período.
Atualmente a pandemia flexibilizou as vendas de lojas físicas, porém o consumo online não diminuiu, muito pelo contrário, a revolução digital e as novas maneiras de consumo vieram para ficar.
Para quem está começando a empreender, não é mais necessário abrir uma loja física, com isso pode-se economizar muito, focando os investimentos para uma loja online, possibilitando atingir pessoas com o seu produto a nível nacional.
Com esse universo de possibilidades, é necessário focar e traçar as estratégias corretas para lidar com a forte concorrência online, para isso, invista em marketing digital, através de conteúdos relevantes em redes sociais, impulsionamento de publicações, posts em datas sazonais, uma boa apresentação do seu produto e muito mais. São infinitas possibilidades para você conquistar seus clientes totalmente online, pois nunca se teve tanto acesso a ferramentas gratuitas como hoje.
-
Home Office
O home office foi uma das grandes revoluções do mercado de trabalho no cenário pandêmico, fazendo com que as empresas se adaptassem e mudassem as práticas de trabalho, surpreendendo a todos pela excelente aceitação dos trabalhadores e empresários.
Para 2022 o home office é uma tendência que será mantida, seja para trabalhos que podem ser 100% remoto ou no modo híbrido. A prática é uma excelente forma de abrir seu próprio negócio e contar com profissionais espalhados pelo Brasil, reduzindo custos como locação de espaço físico, energia, água, alimentação, transporte e muito mais.
A tecnologia é a grande aliada para o trabalho remoto, facilitando a organização de reuniões e planejamentos estratégicos, mas lembre-se de pesquisar bem os softwares que administrarão tudo isso, pois são as peças fundamentais para realizar uma gestão organizada e contínua, explorando de maneira correta todas as inúmeros possibilidades existentes no home office.
-
Marketplace
O Marketplace é uma plataforma de vendas online que abrange diversas marcas e empresas em um único espaço, proporcionando a democratização do comércio virtual. No Brasil existem em média 13 potências do comércio Marketplace, que decolaram após a pandemia, beneficiando principalmente os sellers (pequenas empresas que ainda não vendiam pela internet), atraindo inúmeros novos vendedores nestes canais, que hoje já ocupam 78% de participação do comércio eletrônico B2C (Business-to-Consumer), segundo o Ebit|Nielsen.
A Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm) realizou um levantamento informando que o comércio eletrônico atingiu 68% de crescimento em 2020, chegando a R$ 126,3 bilhões com 11% de participação de mercado, que só devem continuar crescendo em 2022.
Estamos vivendo a época perfeita para ingressar no Marketplace, seja pela acessibilidade e por esses canais já contarem com todo uma infraestrutura que te auxiliará na logística de distribuição e divulgação de seus produtos. Outro benefício é poder anunciar em mais de uma plataforma, podendo atingir seu público com mais eficácia.
Também é fundamental fortalecer seu próprio canal, como o e-commerce por exemplo, trazendo mais confiabilidade e credibilidade a sua marca.
-
Setor Alimentício
Um setor a ser muito explorado é o da alimentação, pois além de ser uma necessidade básica humana, todo o processo de compra, mão de obra, distribuição e venda é muito rápida e dinâmica, não precisando investir muito dinheiro para dar o pontapé inicial.
Muitas empresas começaram em uma simples cozinha e se tornaram grandes potência mundiais, exemplos é o que não faltam e servem de inspiração a quem quer começar a ter sua independência financeira.
São inúmeros tipos de alimentos que podem ser explorados, desde bolos, doces, salgados, bebidas etc., que podem ser distribuídos em espaços físicos como como restaurante, lanchonete, barraquinha, foodtruck, empório, delicatessen ou apenas no formato de delivery.
Independente da logística de venda, é importante traçar estratégias assertivas para atingir seu público-alvo. Invista em aplicativos de delivery, divulgações em redes sociais, além do bom atendimento e práticas de higiene.
-
Estética
Segundo a ABIHPEC (Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos) o Brasil é um dos três maiores consumidores de serviços beleza e bem-estar do mundo e estima-se que 1,5% do orçamento das famílias são gastos em produtos e serviços do setor.
Para quem quer empreender, a estética é a oportunidade perfeita para começar, pois é um setor que sempre está em alta, independente do cenário pandêmico. Dentre os diversos serviços que englobam o setor, estão: cabeleireiro; manicure e pedicure; design de sobrancelha; estética corporal; massagem; SPA; limpeza e cuidados com a pele e depilação.
Atualmente existem milhares de cursos para capacitação, evidenciando a alta demanda do mercado, e engana-se quem acredita que o mercado se limita apenas as mulheres, atualmente os homens estão cada vez mais vaidosos e preocupados com os cuidados de pele, cabelo barba e estética corporal, mostrando ser um nicho significativo a se explorar.
A estética mostra-se muito versátil, pois permite atender em local físico próprio ou em domicílio, podendo trabalhar de maneira independente ou como prestador de serviço a algum negócio já existente.
-
Criação de Conteúdo
Com o crescimento de Marketplace, e-commerce e vendas online em geral, o marketing digital está em plena ascensão, evidenciando a necessidade de criar estratégias fortes e diretas para firmar a marca no mercado, além de evidenciar as vantagens de seus produtos mediante a tanta concorrência existente.
Grande parte das estratégias está focada em trazer conteúdos ao consumidor, como posts em redes sociais, artigos para blogs e sites, e essas ações influencia diretamente na decisão de compra. E ao proporcionar conteúdos relevantes, bem montados e atrativos, é o ingrediente que fará toda a diferença para qualquer negócio.
A demanda de profissionais dessa área aumentou drasticamente, sendo a oportunidade perfeita para atender esse público, seja através de agências de comunicação / marketing, assessoria de imprensa ou pessoas especializadas na área.
-
Artesanato
De todas as atividades apresentadas na lista, o artesanato é que está mais em alta em 2022. Isso se deve pela mudança de comportamento dos consumidores, pois as buscas por produtos menos industrializados, com valor agregado ou personalizados aumentaram.
Dentre os artigos artesanais em ascensão, estão: roupas; acessórios; bolsas; decoração; alimentos etc., que são um ótimo negócio para se investir, pois são inúmeras possibilidades a serem exploradas dentro de cada categoria.
Os consumidores também buscam produtos que tenham uma proposta ecológica, com baixo impacto ambiental ou até mesmo vegano, ou seja, que não possui origem animal. Tudo isso é influenciado pelas novas maneiras de consumo, que são muito mais viabilizadas através do trabalho artesanal.
A hora é agora!
2022 nos promete ser um ano promissor, sendo a oportunidade perfeita para você começar a colocar em prática suas ideias ou a impulsionar seu negócio. Agora que você já conferiu todas as tendências do empreendedorismo que estão em alta, aproveite para refletir e estudar novas possibilidades, mas lembre-se que nunca é tarde para começar e é muito importante estar em constante evolução, por isso estude e se capacite para atender as demandas existentes em nosso país. Boas vendas!
Fontes: Sebrae | G1 | E-commerce Brasil | Terra