5 Dicas Para Turbinar As Vendas Nas Festas De Fim De Ano
Para muitos negócios, as festas de fim de ano representam um dos principais picos de faturamento, principalmente no setor varejista. No entanto, para aproveitar esse momento, sua empresa precisa estar preparada para atender à alta demanda.
Caso contrário, a tendência é de que você não esteja pronto para as oportunidades que surgirão. Quer evitar esse problema? Então, não deixe de ler este artigo. A seguir, separamos 5 dicas que irão ajudá-lo a turbinar as vendas nas festas de fim de ano.
1) Prepare sua equipe
O período que compreende o Natal e o Ano-Novo é uma ótima época para descobrir novos talentos na sua equipe. Isso porque, diante da grande procura, você pode experimentar novos perfis como vendedores.
Contudo, se você pensa em contratar colaboradores para atuar temporariamente na empresa, utilize o conhecimento já acumulado do ano anterior e analise qual a sua previsão de crescimento.
Além disso, com o intenso volume de vendas, sua equipe pode se deparar com situações atípicas. A falta de preparo para lidar com esses problemas pode influenciar no seu faturamento e/ou na experiência oferecida aos clientes.
Por isso, é de extrema importância que todo o time esteja preparado para enfrentar todo tipo de situação, como, por exemplo, um cliente estressado ou a necessidade de sair da função administrativa para suprir a carência de vendedores.
2) Precifique corretamente
Como pode ter grande influência no fechamento do ano da empresa, muitos empreendedores aproveitam essa data para elevar o preço dos produtos. Porém, cuidado, o consumidor não é bobo e dispõe de muitas ferramentas para acompanhar a sua precificação.
Caso ele perceba uma atitude oportunista, além de perder um negócio, a imagem da sua empresa sofrerá um impacto negativo. Por isso, precifique corretamente, sendo coerente com a realidade do mercado.
3) Cuide da sua vitrine
Se você tem uma loja física, a sua vitrine é o seu cartão de visitas. Para que ela desperte a atenção do seu público, esteja atento às tendências do seu setor, ofereça um preço competitivo e dê o destaque devido aos produtos.
Por outro lado, se a sua atuação é online, todos os seus canais digitais funcionam como uma vitrine, especialmente o site. Por isso, certifique-se de que a integração com o estoque está correta, se os recursos de pagamentos não apresentam erros, entre outros.
4) Invista no marketing
Atualmente, é difícil encontrar um nicho de mercado que já não esteja sendo ocupado por outros empreendedores. Por isso, para ser competitivo no seu setor, você precisa ter diferenciais.
Porém, para que as pessoas conheçam as vantagens de comprar com você, é preciso investir em marketing digital. Isso significa ter um site/e-commerce, ser ativo nas redes sociais, cadastrar sua empresa no Google Meu Negócio, etc.
5) Atente-se ao estoque
Não há nada que prejudique mais a imagem de uma empresa e a experiência do cliente do que uma compra cancelada por falta de estoque. Sempre é melhor parar de vender do que vender aquilo que você não tem.
Então, no caso de um e-commerce, é fundamental que o estoque seja monitorado minuto a minuto. Para evitar problemas no fim de ano, uma boa dica é trabalhar com o estoque do fabricante. Você faz a venda, o fornecedor entrega.
Por outro lado, as lojas físicas precisam queimar o estoque. Neste sentido, o primeiro passo é investir nos produtos de maior destaque, que estão em alta e que são mais atrativos. Caso ainda existam algumas unidades no início do próximo ano, reduza sua margem e faça uma oferta imperdível.
Enfim, o Natal e o Ano-Novo são datas muito esperadas pelo mercado varejista. Por isso, se você deseja que a sua empresa esteja preparada para aproveitar o máximo desse período, siga nossas dicas.
Agora, se você atua no setor de foodservice e não quer fazer feio nesse verão, invista em equipamentos de refrigeração robustos e eficientes, como aqueles comercializados pela Imbera. Quer conhecer nossa linha de produtos? É fácil. Clique aqui e fale conosco.