Gestão De Custos: Controle As Finanças Do Seu Negócio
Para quem está se decidindo pela abertura do próprio negócio, dar a atenção máxima ao planejamento é fundamental, principalmente no que se refere ao gerenciamento das finanças. Por isso, a Imbera traz hoje mais um conteúdo para ajudá-lo nessa missão de empreender.
Você sabe como realizar uma boa gestão de custos? Então, você precisa ler este artigo. Nele, explicaremos os principais pontos que envolvem essa etapa inicial para você alcançar o seu sucesso financeiro.
Por que a gestão financeira é tão importante?
De forma bem resumida, podemos afirmar que, ignorar o controle financeiro de um negócio é a receita certa para o fracasso. Afinal, apenas ao conhecer de perto o caixa da empresa é possível avaliar o seu crescimento e planejar futuros investimentos.
Além disso, é muito importante que o empreendedor saiba exatamente o que está acontecendo no seu empreendimento. Assim, saber como realizar o gerenciamento financeiro é essencial para conseguir administrar e controlar os custos gerados.
Outro ponto que destaca a importância da gestão financeira é o seu papel na precificação do seu produto ou serviço. Quando essa gestão não existe ou é deficiente, você poderá cobrar valores que não condizem com a realidade, prejudicando sua margem de lucro e, consequentemente, o andamento do negócio.
Como detalhar as despesas da empresa?
O primeiro passo para aprimorar o controle financeiro da empresa é olhar com lupa cada um dos seus custos. Para isso, é preciso dividi-los entre fixos e variáveis. Os custos fixos são aquelas despesas recorrentes, como aluguel, pagamentos dos funcionários e dos fornecedores.
Já os custos variáveis envolvem tudo o que é gasto para produzir ou vender o seu produto ou serviço, como é o caso do imposto sobre mercadoria e da comissão paga aos vendedores, se for o seu caso.
O segundo passo é registrar tudo o que gerou algum tipo de custo para o negócio. Com isso, você será capaz de identificar investimentos desnecessários ou aqueles que precisam ser ampliados, pois trazem bons resultados.
Uma terceira dica é criar um calendário ou uma tabela de metas mensais que impactam diretamente no caixa da empresa, tais como, vendas diárias, redução no consumo de água, energia ou gás, produção diária, entre outros.
O que é uma boa gestão financeira?
A gestão financeira é essencial para obter as informações necessárias a respeito do faturamento, da rentabilidade e do desempenho da empresa. Com ela, é possível elaborar um plano de negócios mais preciso e assertivo.
Caso contrário, os resultados e a lucratividade do negócio serão negativamente impactados, além de afetar a produtividade. Neste sentido, é preciso saber como avaliar se você está ou não executando uma boa gestão financeira.
Para isso, ter disciplina é primordial. Afinal, apenas com uma análise e acompanhamento diário e constante das suas receitas e despesas será possível aprimorar sua gestão. Assim, você perceberá as oportunidades ideais para investir e promover o crescimento sustentável do negócio.
Conclusão
Enfim, ter um bom controle das finanças da empresa exige organização, disciplina e análise. Quando esses três pilares são feitos com qualidade, o caminho mais provável será o do sucesso da empresa.
Além disso, se você investir no aprimoramento do seu gerenciamento financeiro, é bem provável que passe a gastar menos e lucrar mais. Isso porque, com os dados obtidos pela sua gestão, é possível obter informações valiosas que influenciarão diretamente na tomada de decisões.
Portanto, se você entendeu a importância de melhorar o controle do caixa da sua empresa e deseja aprender mais sobre o assunto, o Sebrae oferece diversos cursos gratuitos sobre finanças para pequenos e médios empresários.
Gostou do nosso conteúdo? Então, compartilhe com seus amigos e parceiros que também estão enfrentando o desafio diário de empreender. Se quiser ver mais artigos como esse, siga-nos no Facebook e no Instagram.