Curiosidades

Você tem uma cervejeira em casa?

Quando falamos “cervejeira”, muitos associam imediatamente àquela máquina que deixa sua cerveja na temperatura ideal para o consumo. Mas, o termo cervejeira também se refere à mulher que aprecia, produz ou conhece muito sobre o assunto em questão: “cerveja”.

Embora a cerveja esteja ligada mais ao universo masculino, não significa que as mulheres não tenham participado da história desta bebida. Na realidade, elas foram as responsáveis pela sua origem.

Surpresos? Bem, neste artigo contaremos um pouco sobre a origem da cerveja, assim como, iremos destacar que a cerveja não se resume apenas a um determinado público, mas a todos que apreciam esta maravilhosa bebida.

Cervejeira: O que está por trás da história?

Não se sabe ao certo quem a produziu primeiro ou mesmo há quanto tempo, mas existem diversas evidências arqueológicas em diversos povos que comprovam sua existência há milênios.

Independentemente da sua origem e época, a verdade é que a cerveja conquistou o paladar por muito tempo de muitos povos antigos que remontam, pelo menos, de 6.000 a.C.

Existia naquela época até um controle de qualidade que acontecia por meio da Lei Estela de Hamurabi, que data de 1760 a.C. Esta lei regulamentava a produção e a venda da cerveja, quem não a cumprisse, era condenado à morte. Pesado, não?!

Muitos afirmam que a cerveja tenha surgido de um acidente, pois a cerveja deriva de cereais fermentados, o que obviamente não se acredita ter sido induzido propositalmente.

Bom, pode até ter sido acidental, mas com certeza foi um acidente que deixou muita gente feliz até os dias de hoje! Enfim, como qualquer bebida daquela época, somente as mulheres eram responsáveis por produzi-las.

Enquanto os homens eram responsáveis pelo provimento do lar, além de serem responsáveis pela segurança da sua família e de seu povo. Então, a produção de comida e bebida era uma responsabilidade feminina.

Resumindo, cerveja é coisa de mulher sim! Além do mais, naquela época, associavam cerveja à bebida de “mulher”, enquanto o vinho era uma bebida de “homem”. Agora, todo mundo bebe de tudo um pouco, não é mesmo?

Cervejeira: De volta para o presente

Agora que conhecemos um pouco da história, assim como o papel da mulher neste período. Podemos voltar o nosso olhar para o presente, sem rótulos, afinal, hoje as mulheres conquistaram diversos espaços que antes não existiam para elas, inclusive do mundo cervejeiro.

As cervejeiras são mulheres que produzem, entendem e apreciam a cerveja. Inclusive muitas pessoas estão produzindo cervejas artesanais em suas casas, algo que nos remete um pouco ao passado das primeiras cervejas.

Sim, devido à pandemia, houve um crescimento considerável da produção de cervejas artesanais em casa, devido ao impedimento de muitas empresas de funcionarem durante a quarentena.

Com isso, muitas mulheres não só estão produzindo, consumindo as suas próprias cervejas, como estão comercializando. A verdade é que existem muitas mulheres no negócio de cervejaria.

Não só como produtoras, mas inclusive fazendo parte das associações de cervejaria e trabalhando ativamente para trazer benefícios para o setor. Em algumas entrevistas estas afirmam que são muito respeitadas dentro do setor.

 Conclusão

As mulheres são peças importantes em todas as engrenagens da sociedade, independentemente se existe uma maioria masculina à frente, se a mulher quiser, ela estará lá.

O que devemos enfatizar não é o sexismo, mas que as mulheres cada vez mais conquistam espaços que antes não eram permitidos, e ao conquistar esses espaços, devem ser igualmente respeitadas.

Então, você conhece alguma cervejeira por aí? A Imbera reconhece a importância das mulheres no mundo cervejeiro, pois mulher também entende de cerveja e faz a diferença por onde passa. Agora que você já conhece um pouco sobre a presença da mulher no universo da cerveja, que tal escolher o modelo que mais se adequa ao seu estilo?

Qual é a sua reação?

Animado (a)
1
Feliz
1
Amei
1
Não tenho certeza
0
Surpreso (a)
1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode gostar

Mais em:Curiosidades

Próximo Artigo: