Empreendedorismo

Você sabe o que é Food Service?

De acordo último levantamento da Associação Brasileira da Indústria de Alimentos (ABIA), em 2019, o setor movimentou cerca de R$ 557,7 bilhões. Desse total, o canal de food service é responsável por 33% do faturamento.

A seguir, explicaremos tudo o que você precisa saber sobre o assunto, além de
apresentar as principais tendências do setor.

Entenda o conceito de Food Service

Por definição, o termo food service abrange toda a cadeia de produção e
distribuição de alimentos e bebidas, insumos, equipamentos e serviços, sendo uma modalidade de negócios caracterizada pela alimentação fora de casa.

Neste sentido, pertencem a este segmento todos os empreendimentos que atuam na indústria de alimentos direcionada para o consumidor final, desde um carrinho de cachorro-quente até os restaurantes de alta gastronomia.

O crescimento deste setor no Brasil em função de uma rotina cada vez mais agitada, as pessoas estão constantemente buscando por soluções que facilitem o seu dia-a-dia. Assim, tendem a terceirizar sua alimentação, o que explica o contínuo crescimento do food service no Brasil e no mundo.

Segundo relatório do Instituto FoodService Brasil (IFB), o gasto anual do
consumidor brasileiro com foodservice atingiu a marca de R$ 227,5 bilhões em 2020, representando cerca de 34% do orçamento dos lares brasileiros.

Tendências do mercado de Food Service.

Embora ainda ofereça muitas oportunidades para quem deseja empreender no setor, é necessário estar atento e se antecipar às tendências. Neste sentido,
listamos alguns modelos de negócios que tendem a crescer nos próximos anos:

Bebidas plant-based: as bebidas à base de plantas já são muito comuns na Europa e no Brasil tem ganhado cada vez mais adeptos. Atualmente, não é
um produto consumido apenas por veganos e vegetarianos, mas também por
quem se preocupa com a saúde e com o bem-estar.

Grab and go: uma metodologia muito utilizada nos EUA e que consiste na
comercialização de bebidas e refeições prontas, dispostas de forma que o
consumidor escolhe o seu produto, paga e deixa o estabelecimento.

● Take away: formato similar ao drive-thru, no qual o cliente faz o pedido por meio de aplicativos e o retira no restaurante para consumir em casa.

● Negócios sustentáveis: a preocupação com a sustentabilidade na indústria de alimentos está cada vez mais presente. Assim, há uma tendência para os negócios que se proponham a reduzir o consumo de alimentos de origem animal e a utilização de materiais não degradáveis.

● Nutrição em bebidas: as bebidas nutritivas são aquelas que incorporam
vitaminas e minerais incomuns na indústria, como, por exemplo, o ômega-3,
.ômega-6 e outros ácidos graxos.

● Bebidas funcionais híbridas: um novo conceito de bebidas energéticas que combina ingredientes harmonizantes, tais como, aminoácidos de cadeia
ramificada, coenzima Q10 e B.C.A.A.

Saiba como empreender no setor

Agora que você já conhece um pouco mais sobre o setor de foodservice e as
principais tendências para os próximos anos, é possível que esteja interessado em empreender nesta indústria.

O primeiro passo para abrir o seu próprio negócio é estudar as tendências do
mercado e entender o comportamento de consumo do seu público-alvo. Porém, não limite-se ao planejamento, estabeleça metas alcançáveis e execute-as.

Posteriormente, dedique-se a avaliar a região onde pretende oferecer o seu serviço. Além de verificar a visibilidade do ponto comercial e a circulação de pessoas, analise se o poder aquisitivo do público local corresponde ao perfil do seu negócio.

Enfim, após cumprir essas etapas, elabore o seu plano de negócios, estruture o seu catálogo de produtos, busque fornecedores, crie um controle de estoque,
desenvolva sua marca e faça sua estratégia de marketing

Conclusão

Então, com a leitura deste artigo, você conheceu os principais fatores que explicam o grande interesse no mercado de food service. Portanto, se você pretende empreender no setor, procure se diferenciar da concorrência.

Ademais, um dos principais pontos de atenção para quem atua neste segmento é a manutenção da temperatura dos alimentos e das bebidas. Neste sentido, você precisa conhecer a linha de refrigeradores comerciais da Imbera. Quer saber mais?
Entre em contato conosco.

Qual é a sua reação?

Animado (a)
0
Feliz
0
Amei
0
Não tenho certeza
0
Surpreso (a)
0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode gostar