Empreendedorismo

5 Dicas De Gestão Para Empreendedores Iniciantes

A realização do sonho de ter o seu próprio negócio exige grande dedicação, persistência e conhecimento não só sobre o mercado, mas também sobre a gestão financeira e administrativa da empresa.

Neste sentido, preparamos este artigo com algumas das principais etapas que você precisa cumprir para alcançar o sucesso. Então, se você é um empreendedor iniciante, recomendamos a leitura do texto.

1) Validar o modelo de negócio

Entre as motivações mais comuns de quem deseja empreender estão: a chance de ser bem-sucedido, a liberdade para tomar as próprias decisões e a possibilidade de ser o dono do seu próprio tempo.

Contudo, para atingir esses objetivos é preciso fazer o dever de casa e se preparar para enfrentar os desafios dessa caminhada. Dessa forma, o primeiro passo é escolher o segmento certo para investir.

Ademais, além dessa decisão, você também deve validar o seu modelo de negócio. Isso significa testar hipóteses com os potenciais consumidores e avaliar a viabilidade da ideia no mercado.

Por exemplo, a abertura de um bar ou de um pub precisa ser pautada pela localização, o interesse da clientela local neste tipo de empreendimento e o conhecimento dos pontos fortes e fracos da concorrência.

2) Planejamento

Uma das maneiras mais eficientes de evitar os obstáculos enfrentados por empreendedores é planejar o futuro da empresa. Para isso, utiliza-se um instrumento chamado de plano de negócios.

Trata-se de uma ferramenta utilizada para ter uma visão abrangente do mercado e do produto. Através desse planejamento, você terá dados detalhados dos seus clientes, concorrentes e fornecedores.

Existem diferentes modelos de planos de negócios disponíveis na internet, mas o mais importante são as informações que você irá inserir. Além dos objetivos, é preciso descrever quais passos são necessários para alcançá-los. Assim, você diminui os riscos e as incertezas que podem surgir no processo.

3) Conhecer perfil do cliente

Quanto mais você conhece os seus clientes, maiores as chances de ter sucesso. Para isso, você precisa buscar mais informações sobre eles, entender o seu comportamento, hábitos e rotinas.

Dessa forma, você conseguirá avaliar se o seu perfil ideal de cliente está conectado com o seu modelo de negócios, com a localização escolhida, a precificação dos produtos e a experiência que pretende oferecer.

No caso de empresas do setor de foodservice, por exemplo, é comum ouvir que “a venda acontece no salão”. Porém, para atrair os consumidores para a sua oferta, os seus produtos precisam ser de interesse desse público.

4) Precifique de forma correta

Após validar e planejar o futuro do seu negócio, é o momento de se preocupar com a precificação do seu produto ou serviço. Para fazer esse cálculo, você precisa considerar os custos, margem de lucro, despesas operacionais, investimentos em infraestrutura, limpeza e manutenção.

A depender do seu setor de atuação, existem outros fatores envolvidos nessa precificação. A comercialização de cervejas, por exemplo, abrange uma série de gastos com mão de obra direta e indireta, custo de matéria-prima, armazenagem, entre outros.

Além disso, alguns segmentos sofrem influência direta da variação cambial, o que exige reajustes nos preços. Por ser uma tarefa complexa, procure o auxílio de um especialista em finanças.

5) Estabeleça parcerias

Independente do seu modelo de negócios e do mercado em que deseja atuar, você sempre precisará de um fornecedor. Por  isso, preocupe-se em costurar parcerias com essas empresas, pois elas são uma chave importante para o seu sucesso.

Conclusão

Enfim, empreender não é uma tarefa simples e, por isso, precisa ser uma ação muito bem planejada. Com a leitura deste artigo, você conheceu algumas das etapas que são imprescindíveis para ser bem-sucedido.

Ademais, se você pretende atuar no setor de bebidas, o estabelecimento de parcerias é parte importante do seu planejamento. 

Neste sentido, a Imbera é uma das principais empresas do setor de refrigeração comercial e está preparada para oferecer o suporte necessário para o seu negócio. Ficou interessado? Então, visite nosso site e entre em contato conosco!

 

Qual é a sua reação?

Animado (a)
0
Feliz
0
Amei
0
Não tenho certeza
0
Surpreso (a)
0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode gostar

Próximo Artigo: